domingo, 11 de abril de 2010

Decisões

Em fase de tomar decisões dificeis...
Medo do novo, ou medo de abandonar o velho?! Mesmo sabendo que estou fazendo a coisa certa, que estou bem, que estou com a felicidade estampada na minha cara, e que tudo isso só vai melhorar, ainda dá um friozinho na barriga!
Mesmo com todo o apoio da minha familia, de meus maravilhosos amigos, e do Universo (Ele, que parece cada dia mais conspirar a meu favor), a decisão final é minha. Sensação de gente grande, de quem cresceu e amadureceu o suficiente para ter o desapego do passado e pensar grande. Continuar como estou apenas por status??? E deixar a felicidade que está batendo claramente a minha porta passar??? Eu quero mais é ser feliz!!!
Levei muita coisa em consideração.
Amo a profissão que levei 5 anos para me formar, e mais tantos outros anos dedicados a especializações, atualizações e cursos... Mas, infelizmente, o reconhecimento é pouco, ou melhor, para mim, não é suficiente! Pelo tanto que estudei, que me dediquei, ou melhor, que me dedico até hoje, acho pouco. Um misto de revolta e decepção. Vejo pessoas que não deixam de ir ao salão de beleza toda semana, mas acham um absurdo pagar um valor (que eu acho) justo pelo meu trabalho, e ainda questionam, acham muito... Pagar R$200,00 para fazer luzes, ok! Agora, a mesma pessoa pagar R$80,00 para fazer uma restauração :"doutora, tá ficando rica hein". ha ha ha tá de brincadeira, né! E ainda tenho que falar "volte sempre, foi um prazer!", com um sorriso no rosto... Não vamos nem falar na prioridade em fazer lipo, botox, cirurgias estéticas, trocar de carro, mas na hora de pagar o dentista: "doutora posso dar o cheque para agosto???" mas a gente tá em abril!!!! "é, mas eu fui viajar pra Europa agora e gastei mais do que podia, sabe... além disso, passei na lojinha aqui do lado, comprei essa calça, essa blusinha, esse vestido e gastei todo o limite do meu cartão de crédito, tô dura, dotôra!..." Nossa, me sinto uma bandida!Pois é... como se eu não tivesse responsabilidade nenhuma com a pessoa sentada na cadeira: parestesia, perfurações, espaços biológicos, seios maxilares, saúde geral do paciente que pode ter um treco ali na minha frente! Nada disso é levado em conta. Fora a Vigilância Sanitária que não dá mole para quem trabalha certinho, mas fecha os olhos pro "roti-dógui" da esquina... Acho pouco mesmo o que ganho! Muita responsabilidade e pouco reconhecimento. Para que? Apenas para ter o título "cirurgiã-dentista" pendurado na parede?! Desculpem, meus queridos, meu desabafo, mas como disse é um misto de revolta e decepção...
Continuo amando minha profissão, sempre! Tenho pacientes que amo, lindos, que aprendo muito e me valorizam muito, sim!
Mas ficou pequena pra mim!

Chateada? Um pouco...
Frustrada? Não... Felicidade é a palavra desse momento. Sei que tem um mundo de coisas novas me aguardando! Coisas novas e boas. Sei que nada vai vir fácil, o conhecimento é indispensável em qualquer área que desejamos ser bem sucedidos. O trabalho e esforço também. Abandonar totalmente tudo isso também não. A mudança não vai ser radical! Mas não dá mais para me dedicar integralmente a Odontologia. Hoje em dia sinto muito mais prazer fazendo um curso de confeitaria do que frequentando um Congresso de Periodontia. Sinto mais prazer estando na minha cozinha do que no meu consultório. E quando acaba o tesão...

Estou bem, mais feliz do que nunca, e espero continuar assim!

Eu sou assim, as vezes acertando, as vezes errando, mas sempre em nome da minha Felicidade!
Se cair, sei me levantar!

Boa semana a todos!!!

beijinhos,

Cá (:






3 comentários:

  1. Caramba, se você trocasse o nome da profissão aí pra arquiteta eu me encaixaria no seu texto..rsrsrs...totalmente. Por isso te entendo e te apoio completamente. Entendo a que se refere. Na minha profissão também não tenho esse reconhecimento por isso que não investi numa pós, não valeria a pena gastar pra não ter retorno financeiro, as pessoas vem pedir conselhos de como ajeitar a casa e acham um absurdo quando eu digo que o projeto tem custo. Pese a isso o fato de que enfrento como concorrentes pessoas com menor bagagem mas habilitadas como técnicos de edificação e designers de interiores. Qualquer um faz um curso básico ou técnico por aí e oferece o mesmo tipo de trabalho que eu por um preço infinitamente menor (lógico que muitas vezes até com qualidade questionável). E aí quando digo meu preço as pessoas viram as costas e vão procurar quem faça por menos ou então me sugerem que eu burle leis: ah não precisa assinar o projeto não, não vai passar fiscalização. Eu recuso e fico com fama de chata mas vou arriscar meu nome e carreira com esses? Não né? Por isso ando com muita vontade de mudar de rumos, ainda não de forma radical, mas há coisas que gosto de ler e estudar e que me trazem mais satisfação que minha profissão original. Não descarto mudanças ainda que me vejam como maluca de fazer isso e ainda que não seja fácil. Assim como vc disse o que importa é ser feliz! Vá em frente naquilo que te faz bem. Acho que vc só tem a ganhar com isso.

    ResponderExcluir
  2. nao preciso repetir minha opiniao, mas vou! acho q esta no caminho certo, nao pela minha intuicao apenas, mas pelo sorriso estampado no seu rosto, pelo cansa'co fisico que te da' animo e vontade de seguir adiante, mas que nao deixa seu emocional pra baixo...e e' como voce mesmo disse, se cair sei como me levantar.
    Deus nunca desampara a gente, se nos tira algo bom e' porque tem algo melhor nos reservado e Ele nunca deixara de satr presente nas coisas, nos momentos que nos foi designado...por isso va' em frente pois Ele, seus amigos e familia estao ao seu lado...
    obrigado pelo msg ontem no celular, caiu na hora certa.
    beijo grande sdds e conte comigo sempre

    ResponderExcluir
  3. FAZER O QUE AMAMOS É MAIS DA METADE DO CAMINHO PERCORRIDO PARA CHEGARMOS AOS NOSSOS OBJETIVOS. BOA SORTE E QUE A CADA DIA VC SE SINTA MAIS COMPLETA E REALIZADA NA ARTE GASTRONÔMICA.

    ResponderExcluir